Escritórios e consultorias tributárias registram um aumento na busca por soluções que permitam encerrar ou prevenir disputas antes da transição.
Com tantas incertezas que afetam o presente e o futuro tributário das empresas, muitas já começaram a traçar ações estratégicas para não apenas resolver o contencioso já existente, mas para antecipar possíveis questões que vão surgir com a reforma.
Em 2026, a aplicação de alíquotas-teste para o IBS e a CBS permitirá que contribuintes se familiarizem com o novo sistema.
Em 2027, o PIS e a Cofins serão extintos, e a CBS entrará integralmente em vigor.
Entre 2029 e 2032, as alíquotas do ICMS e ISS serão gradualmente reduzidas, enquanto as do IBS aumentarão.
Em 2033, o novo modelo será totalmente implementado.
Durante a transição, as empresas poderão compensar créditos acumulados de ICMS, PIS e Cofins com o novo sistema de IBS e CBS – mas o prazo e a forma de compensação ainda precisam ser detalhados em legislação complementar.
Essa incerteza sobre como os créditos tributários serão tratados no novo sistema, tem levado muitas empresas a anteciparem o uso dos créditos para evitarem possíveis perdas futuras.
Diante disso, é fundamental que as empresas busquem orientação especializada para análise do cenário atual, assegurando uma adaptação dentro da conformidade legal, traçando e implementando ações estratégicas que mitiguem riscos em suas operações.
Fonte: Jota
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2025 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados