NOVA REGRA PARA TRANSPORTE DE BENS NO ESTADO DE SÃO PAULO - Camargo Advogados NOVA REGRA PARA TRANSPORTE DE BENS NO ESTADO DE SÃO PAULO - Camargo Advogados

NOVA REGRA PARA TRANSPORTE DE BENS NO ESTADO DE SÃO PAULO

A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) é um novo documento fiscal eletrônico instituído pelo Estado, que vem para substituir aquela declaração de conteúdo muito utilizada nos envios de encomendas pelos Correios, especialmente quando não é exigida nota fiscal, como nos casos de pessoas físicas enviando objetos entre si, ou por MEIs.

O novo documento eletrônico deve ser emitido antes do início do transporte de bens ou mercadorias, quando não houver a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal,  tendo como objetivo formalizar e documentar essas operações, garantindo maior controle pelos entes federativos e segurança nas transações praticadas por pessoas físicas ou jurídicas não contribuintes do ICMS.

A obrigatoriedade da emissão da DC-e começará em 01/10/2025, no entanto, sua emissão é facultativa antes dessa data, permitindo que os interessados se adaptem gradualmente ao novo sistema.

Portaria SRE nº 28/2025

Fonte: Contábeis

Entre em contato





    Camargo Advogados

    Seja o primeiro a saber

    Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.

    Facebook Instagram Linkedin Youtube

    Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
    Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085

    +55 11 4655-3555

      Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.

      © Copyright 2025 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados