Com o objetivo de aprofundar as investigações sobre uma suposta consultoria que aplicava golpes em contribuintes ao oferecer créditos inexistentes como forma de quitar tributos federais, a Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram a fase ostensiva da Operação Obsidiana.
O esquema envolvia compensações tributárias fraudulentas, onde contribuintes eram enganados com promessas de quitação de tributos usando créditos inexistentes.
As empresas vítimas, além de arcarem com os custos da contratação da falsa consultoria, também precisarão recolher os tributos indevidamente compensados, as multas e os juros, bem como poderão ser responsabilizados em possíveis processos criminais.
A Receita Federal alerta os contribuintes sobre o oferecimento de soluções “milagrosas” e reforça que a compensação de débitos só é permitida com créditos tributários legítimos, líquidos, certos e apurados pelo próprio contribuinte.
Não é admitido o uso de créditos de terceiros.
Fonte: Contábeis
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2025 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados