São Paulo registrou uma arrecadação recorde com o imposto sobre heranças e doações (ITCMD) e com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Esse aumento foi impulsionado por programas de regularização e fiscalização, além da expectativa de mudanças na reforma tributária.
O ITCMD é um imposto estadual aplicado sobre a transferência de bens em casos de herança, quando uma pessoa falece, e em doações, quando alguém entrega bens a outra pessoa sem receber pagamento. Cada estado define sua alíquota, que varia dependendo do valor dos bens transmitidos.
Recentemente, o Congresso Nacional aprovou alterações que tornarão o ITCMD progressivo. Isso significa que, quanto maior o valor da herança ou doação, maior será a alíquota, que pode chegar até 8%. Como resultado, muitas pessoas têm antecipado doações para evitar um aumento na tributação futura. Contribuintes estão buscando formas de proteger seus bens, com planejamento sucessório e patrimonial, trazendo mais segurança na gestão e tributação dos bens.
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2025 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados