No Brasil, apesar da segunda (04/03) e a terça-feira (05/03) de Carnaval, assim como parte da quarta-feira de cinzas (06/03), serem consideradas pontos facultativos no calendário nacional do Governo Federal, cada município e estado tem autonomia para determinar se as datas serão feriados ou não.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de Carnaval é um feriado estadual (Lei 5243/2008).
Em permanecendo ponto facultativo, as empresas que queiram liberar seus funcionários, podem fazer por meio de acordos de compensação de jornada, uso de banco de horas, ou simplesmente dispensá-los sem nenhuma condição.
Caso um empregado seja escalado para trabalhar e falte sem justificativa durante esse período, este pode sofrer penalidades como: desconto de salário, advertência, suspensão ou até demissão por justa causa, o que acarretaria a perda de vários direitos trabalhistas.
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2025 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados