ICMS: NOVAS REGRAS PARA TRANSFERÊNCIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS DO MESMO DONO COMEÇAM EM NOVEMBRO - Camargo Advogados ICMS: NOVAS REGRAS PARA TRANSFERÊNCIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS DO MESMO DONO COMEÇAM EM NOVEMBRO - Camargo Advogados

ICMS: NOVAS REGRAS PARA TRANSFERÊNCIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS DO MESMO DONO COMEÇAM EM NOVEMBRO

A partir de 1º de novembro de 2024, começará a valer o Convênio ICMS nº 109/2024, que substitui o Convênio ICMS nº 178/2024, estabelecendo novas regras sobre transferência de crédito em operações interestaduais de transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo dono.

Até então, desde 1º de janeiro deste ano, as transferências interestaduais passaram a ter não incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas o contribuinte, de forma obrigatória, deveria promover o destaque do imposto na Nota Fiscal Eletrônica para efeitos de transferência do crédito ao estabelecimento do Estado de destino do bem ou mercadoria.

Com as novas regras, o contribuinte poderá optar em considerar que a operação de transferência de mercadorias constitui fato gerador do ICMS, consignar esta opção no Livro de Registro de Utilização de Documentos e Termos de Ocorrências.

Essa opção deverá ser realizada anualmente e o prazo para opção agora em 2024, poderá ser realizada até 30 de novembro de 2024.

Fonte: CRC/SP

 

 

 

Entre em contato





    Camargo Advogados

    Seja o primeiro a saber

    Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.

    Facebook Instagram Linkedin Youtube

    Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
    Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085

    +55 11 4655-3555

      Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.

      © Copyright 2024 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados