A portaria MTE 765/25, que prorrogou a nova NR-1 para 25 de maio de 2026, atendeu às solicitações tanto de empregadores quanto de trabalhadores, que pediram uma transição mais segura e estruturada frente às novas exigências relacionadas à saúde mental no ambiente de trabalho.
A nova redação da NR-1 exige das empresas uma postura muito mais ativa e técnica na identificação, avaliação e controle dos riscos ocupacionais.
Além da prorrogação como uma oportunidade para as empresas se adequarem e agirem com ações preventivas e estratégicas, o governo anunciou também um conjunto de ações para apoiar a implementação efetiva da norma com responsabilidade, embasamento técnico e ampla participação social.
Ao iniciar desde já medidas administrativas preventivas – como a revisão de documentos técnicos, capacitação de equipes, implementação de sistemas de monitoramento e contratação de consultorias especializadas – é possível não apenas mitigar riscos, mas também reduzir custos com passivos trabalhistas, melhorar o clima organizacional e até se destacar em processos de certificação e licitação.
Em um cenário cada vez mais exigente em termos de compliance trabalhista e responsabilidade social, estar em conformidade com a nova NR-1 é mais do que uma obrigação legal: é uma vantagem estratégica!
Fonte: Migalhas
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2025 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados