Quando falamos na atividade do e-commerce, o primeiro impacto que vislumbramos é o incremento da atividade comercial, a abertura de um horizonte que até então o comércio tradicional não imaginava vivenciar. Não podemos deixar de considerar, porém, que a tecnologia é a sustentação da atividade do comércio eletrônico trazendo a ele ferramentas de controle para desenvolver a operação com segurança.
O consumo que antes , estava centralizado em bens duráveis, com preferência a eletrônicos e eletroeletrônicos (televisores, celulares e similares), durante a pandemia, passou a ser redirecionado também a bens perecíveis, como alimentação, itens de saúde como medicamentos, e vários itens de consumo diário.
Pequenos comerciantes tiveram a oportunidade de migrar do comercio de rua tradicional para o comércio eletrônico. Isso criou uma oportunidade excepcional de negócio para os grandes do comércio, com estrutura de marketplace que disponibilizam essa facilidade para os pequenos, a baixo custo, mas com a necessidade que eles também busquem o mínimo de tecnologia para impulsionar o seu negócio. É o que chamamos de salto do varejo em termos de digitalização.
O cenário atual exige que empresas investam na gestão do e-commerce, mas de forma consciente em termos de disponibilidade financeira e retorno planejado, pois com a agilidade do e-commerce e de seus controles, um possível deslize terá impacto infinitas vezes mais rápido do que o comercio tradicional com os controles em formato tradicional.
É importante nesse mercado a utilização de uma ferramenta que objetiva realizar a gestão da cadeia do e-commerce e sua homologação, passando pela gestão de estoques próprios ou em terceiros, pela gestão logística nas aquisições e nas vendas, pela gestão comercial, pela gestão econômica e financeira da operação com suporte em controles específicos em todas as etapas.
Fonte: Contábeis
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