O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO? - Camargo Adv O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO? - Camargo Adv

O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

Planejamento tributário é um estudo para gestão dos pagamentos de tributos de uma empresa, visando, de forma legal e estratégica, a redução da carga tributária.

Isso significa: pagar os impostos, taxas e contribuições de forma estratégica

Planejar o regime tributário da sua empresa

Recuperar créditos tributários

Obter mais retornos financeiros para seu fluxo de caixa

Não pagar impostos a maior e gerir as fontes de renda da sua empresa

 

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO- CURIOSIDADE:

De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), no Brasil em média, 33% do faturamento empresarial é revertido ao pagamento de tributos! Apenas o ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro das empresas pode corresponder a 51,51% do lucro líquido apurado. Somando-se os custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos!

Portanto, imprescindível a adoção do planejamento tributário para sua empresa!

 

POR QUE VOCÊ EMPRESÁRIO PRECISA PLANEJAR/FAZER O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DA SUA EMPRESA?

Pois planejar tributos é um direito essencial para a vida da sua empresa! A finalidade do planejamento tributário é diminuir as despesas do negócio, ou seja, minimizar a carga tributária que incide sobre sua empresa! Esse estudo, a elisão fiscal, é permitida por Lei. Portanto, você empresário ativo no mercado, sabe bem que, para ter um produto ou serviço competitivo, deve chegar a um preço de venda mais baixo, e um dos motivos que o impedem, é a carga tributária brasileira. Portanto, fundamental a realização do seu planejamento tributário.

 

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO X REGIME TRIBUTÁRIO

Você empresário já fez análise se o regime da sua empresa está efetivamente dando lucro?

Importante estudo e decisão tributária deve ser efetivada, anualmente, pelos administradores empresariais, relativamente às opções: Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional.

É sabido que Legislação Brasileira não permite mudança de sistemática no mesmo exercício, a opção por uma das modalidades será definitiva. Portanto, se a decisão for equivocada, ela terá efeito no ano todo!

Para evitar esse cenário de prejuízos e alta carga tributária, imprescindível se faz o PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.

 

TIPOS DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ESTRATÉGICO E OPERACIONAL

O Planejamento tributário estratégico visa a projeção do futuro da gestão, é construído a longo prazo com algumas definições pré-estabelecidas tais como: definição do regime tributário ideal, incentivos fiscais que serão utilizados, decisões financeiras da empresa, com o fito  de adequação da gestão à legislação brasileira, que é severa e complexa, durante o prazo de 5 a 10 anos.

O Planejamento tributário operacional é focado no cumprimento das obrigações fiscais no dia a dia da empresa, em um curto período de aproximadamente 3/6 meses, juntamente à contabilidade, sendo analisados os registros anteriores e documentadas todas as responsabilidades. Em suma, é a organização de todas as datas e valores das obrigações fiscais.

Equipe Camargo Advogados

 

Assine nossa newsletter

Seja o primeiro a saber

Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.

Camargo Advogados

Entre em contato

Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085

+55 11 4655-3555





© Copyright 2021 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados