Quando falamos de vazamento de dados, logo se pensa em invasão Hacker ou de falha em algum sistema.
Mas não foi o que aconteceu na empresa Hotel Urbano (HURB) na última semana. O CEO da companhia vazou os dados pessoais de um cliente em grupo de Whatsapp em que participam mais de 100 pessoas.
O empresário compartilhou dados como CPF, e-mail, dados bancários data de nascimento e número de celular. O Ministério da Justiça abriu uma ação contra empresa para investigar os fatos. As medidas cabíveis vão de multas – que podem chegar até R$ 13 milhões – até a suspensão da companhia além do crescimento exponencial das queixas juntos aos sites de reclamações.
Agravando a situação, além da violação à LGPD, o CEO ainda ofendeu o cliente e fez ameaças.
O ocorrido trouxe a perda generalizada de confiança na empresa e ainda contribui com uma onda de processos que poderão ser Interpostos nas esferas cível e criminal, além das sanções já previstas na LGPD.
Incidentes mal gerenciados trazem prejuízos de toda ordem à empresa, que podem representar o descrédito da marca, empresas parceiras que não queiram mais se relacionar com a violadora, podendo chegar a destruição total da organização em função da atitude de uma única pessoa.
Contar com uma assessoria especializada é muito importante não só para prevenir ou coibir práticas deste tipo, mas também para gerenciar crises, diminuindo os danos e ainda delimitando as responsabilidades à favor da saúde empresarial.
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2024 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados