Fusões e Aquisições: podemos te ajudar - Camargo Adv Fusões e Aquisições: podemos te ajudar - Camargo Adv

Fusões e Aquisições: podemos te ajudar

As fusões e aquisições são opções interessantes para empresas que querem expandir seus mercados e aumentar a lucratividade, com o número de operações aumentando bastante nos últimos anos. 

Mas você entende o que isso pode significar para o seu negócio? Sabe como conduzir essas operações de forma segura, eficiente e legal? Para não ficar confuso, intimidado ou não subestimar os procedimentos complexos de fusões e aquisições, a assessoria de um advogado societário é essencial para o sucesso da transação. 

Continue a leitura para entender como a assessoria jurídica societária ajuda nas fusões e aquisições de empresas.

O que são fusões e aquisições?

As fusões e aquisições são operações que lidam com a compra e venda de sociedades empresárias por outras. Também são chamadas pelo termo correspondente em inglês M&A (“Mergers and Acquisitions”).

Essas operações são consideradas atos de concentração econômica, conforme artigo 90 da Lei nº 12.529/2011, e, por isso, são submetidas à legislação antitruste.

Porém, fusão e aquisição não são a mesma coisa. Entenda a diferença:

Fusões

As fusões de empresas são operações em que há união de duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. As empresas que se fundem são extintas e substituídas pela nova sociedade.

Este conceito é previsto pelo artigo 1.119 do Código Civil e artigo 228 da Lei nº 6.404/1976, normas que também exigem certas formalidades no rito. 

Veja os 5 tipos mais comuns de fusões:

Temos como exemplos bem-sucedidos no Brasil a fusão da Sadia e Perdigão, que formou a BRF S.A., e a fusão do Itaú com o Unibanco, que formou o Banco Itaú Unibanco S.A.

Aquisições

As aquisições são operações em que há a compra total ou parcial de uma sociedade, sem que a empresa adquirida seja necessariamente extinta. 

Assim, os compradores assumem o controle acionário e obrigações da empresa adquirida, na aquisição total, ou somente daquela parcela do patrimônio que comprou, na parcial.

Os procedimentos de aquisição societária também estão previstas no Código Civil e Lei nº 6.404/1976, que determinam diferentes institutos de compra de empresas, que são:

No Brasil, exemplos de aquisições societárias são a compra do Grupo Zap pela OLX e da empresa de telefonia Oi S.A. pelas empresas Claro, TIM e Vivo.

Benefícios das fusões e aquisições

As fusões e aquisições podem ser muito lucrativas, principalmente para empresas que estão estagnadas ou com crise nas finanças, pois aumentam sua competitividade no mercado. 

Alguns benefícios das fusões e aquisições são:

Quer saber se sua empresa vai usufruir destes benefícios em uma fusão ou aquisição específica? Conte com a assessoria jurídica da Camargo Advogados para acompanhar o processo e analisar os riscos na negociação!

Como o advogado societário ajuda nas fusões e aquisições?

O advogado societário é especialista em Direito Empresarial e tem experiência com fusões e aquisições societárias. O seu papel é atuar na previsão de riscos e contenção de danos para ajudar o empresário na tomada de decisões.

Trabalhando em conjunto com o cliente, o advogado societário pode ajudar em diversas fases do processo de uma fusão ou incorporação. Entenda como!

O advogado faz a auditoria due diligence

O advogado societário promove a due diligence nas fusões e aquisições. A due diligence é uma fase fundamental na qual há a investigação e auditoria da sociedade, para que o adquirente verifique o que está de fato comprando.

Nessa auditoria, o advogado analisa e expõe todos os riscos legais que a empresa negociada apresenta, desde as questões trabalhistas até as ambientais, garantindo confiabilidade do negócio para seu cliente.

O advogado elabora e revisa documentos e contratos

Dentre as atividades corriqueiras da profissão, o advogado domina a técnica de elaboração e revisão de documentos. É ele o responsável por passar integralmente os acordos feitos entre as partes para o papel e mitigar os riscos que o contrato pode trazer ao seu cliente.

Nas fusões e aquisições, o advogado societário pode redigir diversos documentos necessários à negociação, como contratos preliminares, carta de intenções, acordo de confidencialidade, contrato definitivo, entre outros.

O advogado propõe alternativas estratégicas e auxilia nas decisões

Quando surgem dúvidas ou empecilhos à formalização da fusão ou aquisição conforme o desejo das partes, o advogado societário possui conhecimento técnico para analisar a legislação e encontrar caminhos possíveis para o negócio.

Assim, a assessoria jurídica propõe medidas estratégicas com segurança jurídica e expõe todas as possibilidades e riscos jurídicos da transação, auxiliando o empresário a tomar a decisão com consciência das potenciais consequências.

O advogado confere credibilidade nas negociações

Desde a fase pré-negocial até a assinatura do contrato de fusão ou aquisição, os empresários participam de várias reuniões e assembleias de sócios para ajustar os termos da transação.

A presença do advogado societário nessas ocasiões reforça a sensação de credibilidade e seriedade da empresa, facilitando com que ela seja considerada pelos representantes da outra parte como uma opção válida de negociação, tanto para compra quanto para venda.

O advogado representa a empresa perante os órgãos públicos

Depois que as negociações de fusões e aquisições terminam, é preciso registrar e aprovar o negócio em diversos órgãos, como o CADE, Junta Comercial e até INSS.

Dessa forma, a representação por advogado societário aumenta as chances de celeridade e sucesso da aprovação nos órgãos de controle e regularização da situação cadastral das empresas envolvidas na fusão ou aquisição.

A Camargo Advogados tem especialistas em fusões e aquisições

A Camargo Advogados é um escritório de advocacia com mais de 30 anos de experiência e especialistas em diversas áreas do Direito que impactam o funcionamento das empresas.

Entre em contato conosco para contar com a assessoria jurídica dos nossos advogados societários experientes em fusões e aquisições de empresa!

Entre em contato





Camargo Advogados

Seja o primeiro a saber

Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.

Facebook Instagram Linkedin Youtube

Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085

+55 11 4655-3555

Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.

© Copyright 2022 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados