As fusões e aquisições são opções interessantes para empresas que querem expandir seus mercados e aumentar a lucratividade, com o número de operações aumentando bastante nos últimos anos.
Mas você entende o que isso pode significar para o seu negócio? Sabe como conduzir essas operações de forma segura, eficiente e legal? Para não ficar confuso, intimidado ou não subestimar os procedimentos complexos de fusões e aquisições, a assessoria de um advogado societário é essencial para o sucesso da transação.
Continue a leitura para entender como a assessoria jurídica societária ajuda nas fusões e aquisições de empresas.
As fusões e aquisições são operações que lidam com a compra e venda de sociedades empresárias por outras. Também são chamadas pelo termo correspondente em inglês M&A (“Mergers and Acquisitions”).
Essas operações são consideradas atos de concentração econômica, conforme artigo 90 da Lei nº 12.529/2011, e, por isso, são submetidas à legislação antitruste.
Porém, fusão e aquisição não são a mesma coisa. Entenda a diferença:
As fusões de empresas são operações em que há união de duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. As empresas que se fundem são extintas e substituídas pela nova sociedade.
Este conceito é previsto pelo artigo 1.119 do Código Civil e artigo 228 da Lei nº 6.404/1976, normas que também exigem certas formalidades no rito.
Veja os 5 tipos mais comuns de fusões:
Temos como exemplos bem-sucedidos no Brasil a fusão da Sadia e Perdigão, que formou a BRF S.A., e a fusão do Itaú com o Unibanco, que formou o Banco Itaú Unibanco S.A.
As aquisições são operações em que há a compra total ou parcial de uma sociedade, sem que a empresa adquirida seja necessariamente extinta.
Assim, os compradores assumem o controle acionário e obrigações da empresa adquirida, na aquisição total, ou somente daquela parcela do patrimônio que comprou, na parcial.
Os procedimentos de aquisição societária também estão previstas no Código Civil e Lei nº 6.404/1976, que determinam diferentes institutos de compra de empresas, que são:
No Brasil, exemplos de aquisições societárias são a compra do Grupo Zap pela OLX e da empresa de telefonia Oi S.A. pelas empresas Claro, TIM e Vivo.
As fusões e aquisições podem ser muito lucrativas, principalmente para empresas que estão estagnadas ou com crise nas finanças, pois aumentam sua competitividade no mercado.
Alguns benefícios das fusões e aquisições são:
Quer saber se sua empresa vai usufruir destes benefícios em uma fusão ou aquisição específica? Conte com a assessoria jurídica da Camargo Advogados para acompanhar o processo e analisar os riscos na negociação!
O advogado societário é especialista em Direito Empresarial e tem experiência com fusões e aquisições societárias. O seu papel é atuar na previsão de riscos e contenção de danos para ajudar o empresário na tomada de decisões.
Trabalhando em conjunto com o cliente, o advogado societário pode ajudar em diversas fases do processo de uma fusão ou incorporação. Entenda como!
O advogado societário promove a due diligence nas fusões e aquisições. A due diligence é uma fase fundamental na qual há a investigação e auditoria da sociedade, para que o adquirente verifique o que está de fato comprando.
Nessa auditoria, o advogado analisa e expõe todos os riscos legais que a empresa negociada apresenta, desde as questões trabalhistas até as ambientais, garantindo confiabilidade do negócio para seu cliente.
Dentre as atividades corriqueiras da profissão, o advogado domina a técnica de elaboração e revisão de documentos. É ele o responsável por passar integralmente os acordos feitos entre as partes para o papel e mitigar os riscos que o contrato pode trazer ao seu cliente.
Nas fusões e aquisições, o advogado societário pode redigir diversos documentos necessários à negociação, como contratos preliminares, carta de intenções, acordo de confidencialidade, contrato definitivo, entre outros.
Quando surgem dúvidas ou empecilhos à formalização da fusão ou aquisição conforme o desejo das partes, o advogado societário possui conhecimento técnico para analisar a legislação e encontrar caminhos possíveis para o negócio.
Assim, a assessoria jurídica propõe medidas estratégicas com segurança jurídica e expõe todas as possibilidades e riscos jurídicos da transação, auxiliando o empresário a tomar a decisão com consciência das potenciais consequências.
Desde a fase pré-negocial até a assinatura do contrato de fusão ou aquisição, os empresários participam de várias reuniões e assembleias de sócios para ajustar os termos da transação.
A presença do advogado societário nessas ocasiões reforça a sensação de credibilidade e seriedade da empresa, facilitando com que ela seja considerada pelos representantes da outra parte como uma opção válida de negociação, tanto para compra quanto para venda.
Depois que as negociações de fusões e aquisições terminam, é preciso registrar e aprovar o negócio em diversos órgãos, como o CADE, Junta Comercial e até INSS.
Dessa forma, a representação por advogado societário aumenta as chances de celeridade e sucesso da aprovação nos órgãos de controle e regularização da situação cadastral das empresas envolvidas na fusão ou aquisição.
A Camargo Advogados é um escritório de advocacia com mais de 30 anos de experiência e especialistas em diversas áreas do Direito que impactam o funcionamento das empresas.
Entre em contato conosco para contar com a assessoria jurídica dos nossos advogados societários experientes em fusões e aquisições de empresa!
Tantos anos de excelência no mercado se dão devido à preocupação em acompanhar as mudanças do cenário judicial brasileiro e garantir uma equipe altamente profissional, em constante atualização acadêmica e com atuação nos diversos ramos do direito.
Av. Paulista, 509, cj. 06, Centro - São Paulo/SP | CEP: 01311-910
Av. Amazonas, 225 - Centro - Arujá/SP | CEP: 07402-085
Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novos eventos. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Span.
© Copyright 2024 - Camargo Advogados - Todos os direitos reservados